ÚLTIMAS NOTíCIAS





MEIO AMBIENTE

Novos cenários no bairro

9 de junho de 2022

Desfrute do Parque Bruno Covas, nosso mais ilustre vizinho

A paisagem da Marginal Pinheiros está mudando. Já é possível notar as diferenças ao chegar ou sair do Panamby. A principal delas é o Parque Bruno Covas – com 17,1 km de extensão, está situado à margem esquerda do rio, paralelo à Marginal Pinheiros, sentido Interlagos. O Parque está em fase de implantação, mas já oferece ao público uma ciclovia e uma pista de cooper com 8,2 km cada. O acesso é livre e pode ser feito a pé, de carro ou bike.

A administração do local é feita pelo Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros – integrado pela Farah Service, Parque Global, Grupo Jardiplan, Metalu e FM Rodrigues -, que venceu o chamamento público em janeiro de 2021 e firmou contrato com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Estão em andamento as obras de quatro Centros de Convivência, espaços que terão banheiros, serviços, cafés e pontos de hidratação e permanência.  Além disso, já estão sendo implantados o Mirante Flutuante, uma estrutura flutuante com vista para a Ponte Estaiada, e a Passarela Flutuante, que atravessará o rio e ligará o Parque à Ciclovia São Paulo. 

Fotos: Divulgação

 

Cerca de 600 metros antes da Ponte Laguna, sentido Interlagos, será instalada a Passarela Global, ligando o Hub Global ao Parque Bruno Covas. O Hub Global é um terreno de mais de seis mil metros quadrados, pertencente ao Parque Global (sócio do consórcio que administra o Parque Bruno Covas) e disponibilizado para uso público dos usuários do Parque. 

Do Hub Global sairá a Passarela Global, passando por cima da Marginal Pinheiros, dando acesso ao Parque Bruno Covas. O Hub Global terá estacionamento, parque infantil, academia e o espaço SP Conforto, uma área de convivência com pontos de hidratação, banheiros, cafés e outros serviços para os frequentadores do Parque. Nesse espaço, também será instalada a Passarela Flutuante, que atravessará o rio e ligará o Parque Global à Ciclovia São Paulo.

As passarelas criarão uma importante conexão entre os dois lados da Marginal, por onde será possível se locomover de forma rápida e segura. O acesso ao Parque pela Ponte Laguna será melhorado, com a instalação de totens de comunicação e sinalização. As estruturas das futuras passarelas já estão prontas e a previsão é que ainda neste primeiro semestre as melhorias estejam entregues à população.

 

Vale a pena conhecer

Você sabia desses projetos que acontecem no Parque Bruno Covas?

CAPA

O Centro de Apoio e Proteção Animal (CAPA) é desenvolvido em parceria com a empresária Mariana Aidar e tem como objetivo mapear e cuidar da fauna no entorno do Rio Pinheiros. O projeto acontece nas duas margens do rio (Ciclovia São Paulo e Parque Bruno Covas), cuida das capivaras, lagartos, aves, cães e gatos encontrados nas margens do Rio e faz a coleta e pesquisa de todos os carrapatos encontrados nas capivaras. Os cães e gatos resgatados ficam para adoção nas mídias sociais do projeto: @projeto.capa.

PARQUE CULTURAL

O projeto recém iniciado leva obras de artes permanentes ou não para o Parque Bruno Covas e já conta com duas obras expostas no circuito, uma de Stive Mehinako do Xingu e outra de Arassarí Pataxó, ambas dando início à primeira etapa do projeto, que prevê obras representando diversas etnias do Brasil.

O objetivo do circuito de obras indígenas é reaproximar as pessoas do Rio Pinheiros e da presença da natureza em centros urbanos, a partir dos conhecimentos ancestrais de nossos povos originários e a relação cultural que eles têm com o meio ambiente.

 

@parque brunocovas

 

Acessos:

  • EMAE (Usina São Paulo)
  • Ponte Cidade Jardim (a escada atual será trocada futuramente por rampas; é o acesso mais próximo a Passarela Parque do Povo para acessar a Ciclovia)
  • Ponte João Dias (esse acesso liga também a Ciclovia São Paulo)
  • Ponte Laguna
  • Pomar Urbano

FIQUE CONECTADO











luiza@leituraprima.com.br
(11) 2372-3992 e (11) 98486-1117

Política de Privacidade