ÚLTIMAS NOTíCIAS
17 de fevereiro de 2023
A luta pela demarcação do Parque é antiga e está se tornando realidade
O Parque Linear Itapaiuna é um dos parques definidos no Plano Diretor Municipal de 2014 e a Vila Andrade aguarda sua implantação desde 2009, quando foi firmado o Termo de Compromisso Ambiental (124/09), em razão da construção da Av. Hebe Camargo.
No perímetro do parque existem nascentes, os córregos Morumbi e Antonio Aggio, afluentes do rio Pinheiros, além de uma grande diversidade de flora e fauna da Mata Atlântica. Por isso, é tão importante a sua preservação, para o bairro e para a cidade.
Desde 2019, um grupo de ações formado por moradores está em tratativas com o poder público visando à implantação do parque na sua totalidade. Depois de inúmeras reuniões, no dia 22 de junho último foi firmado um compromisso com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e definido um plano de ação.
Em setembro de 2022, a SVMA, representada pelas equipes de Patrimônio Ambiental, Arborização, Implantação e Projetos, Obras e Gestão de Parques, esteve no perímetro do parque para a instalação de placas (projeto DEMARCA) e foi realizada uma vistoria para reconhecimento da área de forma mais detalhada, para desenvolver o projeto e dar sequência às ações debatidas e acordadas com a sociedade.
Há, ainda, diversas etapas a serem cumpridas até que o parque seja implantado na sua totalidade, mas um primeiro passo foi dado e a implantação começa a se tornar uma realidade.
Onde você visualizar uma dessas placas, saiba que é uma área destinada ao Parque Linear Itapaiuna. Uma área que melhora o microclima do bairro, que preserva nascentes, que dá abrigo a nossa fauna e que contribui para a melhoria da nossa qualidade de vida.
Una-se ao grupo de ações nessa luta! Visite o Instagram @parquelinearitapaiuna e firme o abaixo-assinado!
Um pouco de história
O Parque Linear Itapaiuna foi destaque de capa da Panamby Magazine de junho de 2016. O tema foi muito comentado no bairro – afinal, grande parte dos moradores desconhecia o projeto do Parque, uma área de mais de 343 mil metros quadrados, que inclui terrenos ao longo do córrego Itapaiuna.
Em 2011, moradores das proximidades da Rua do Símbolo criaram um abaixo assinado em defesa do parque e as áreas invadidas na região já eram motivo de preocupação e mobilização, em uma época em que a Avenida Hebe Camargo ainda estava em projeto. Panamby Magazine retomou o assunto na edição de outubro de 2016, com uma entrevista com Rodrigo Ravena, então secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade, que afirmou que a questão fundiária era o entrave para a criação do Parque Linear.
Em outubro de 2020, uma grande reportagem da revista mostrou a situação crítica das áreas invadidas à beira da avenida, com grandes prejuízos para o meio ambiente. Na edição de fevereiro/março de 2021 voltamos ao tema, inclusive com declaração da Sabesp sobre as obras no córrego Itapaiuna, dentro do programa Novo Rio Pinheiros para ampliar o saneamento. Na edição de agosto/setembro de 2021, mostramos detalhes da vistoria realizada por técnicos da Secretaria do Verde na área do Parque e em outubro/novembro de 2021, publicamos detalhes da obra da Sabesp: 2.250.000 litros de esgoto por dia passaram a ser encaminhados para tratamento, deixando de poluir o córrego.
Panamby Magazine se orgulha de ter contribuído para a luta dos moradores pelo Parque Linear Itapaiuna e continuaremos acompanhando essa história. Ainda há muito a ser feito. Parabéns a todos!